Cronograma capilar – O que é? Qual a função? Quem pode fazer? Como funciona ? Como fazer? O que precisa?

Oi amores, tudo bom?

Quem é por dentro das novidades sobre cabelo provavelmente já viu alguém falando sobre cronograma capilar. Se vocês já acompanham o blog a um tempo sabem que eu  entendo e  sou muito entendida quando o assunto é cabelo,Ultimamente eu tenho pesquisado MUITO sobre, e consequentemente, tenho adorado cuidar  do meu próprio cabelo. Estava conversando com minha prima esses dias e entrei no assunto “cronograma capilar”. Ela sabe muita coisa sobre porque ela faz e pesquisa já a bastante tempo, e depois de ver muitas coisas na internet eu resolvi fazer também. Quero muito compartilhar tudo com vocês, por tanto, teremos muitos posts sobre cabelo. MAS, antes de começar a mostrar a vocês como eu estou fazendo esse processo resolvi fazer esse post bemmmm explicadinho pra quem não sabe nem o que é cronograma capilar, muito menos como faz. Então chega de blá blá blá e confiram o post!

• O que é? Para manter os nossos cabelos saudáveis, precisamos de três tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução. O cronograma capilar é, basicamente, fazer uma agenda com esses cuidados de acordo com as suas necessidades, para que os fios tenham todos os nutrientes que precisam.

• Qual a função? Recuperar os fios e mantê-los sempre com vida.

• Quem pode fazer? Qualquer pessoa pode fazer, em qualquer tipo de cabelo pode ser feito o cronograma capilar.

 Como funciona? Antes de tudo vocês precisam saber do que seu cabelo mais precisa, se é de hidratação, nutrição ou reconstrução. E pra saber é só vocês fazerem o teste de porosidade que nada mais é que vocês pegarem um fio do seu cabelo e colocar dentro de um copo cheio de água e observar o seguinte:


• Como fazer? Se vocês fizeram o teste de porosidade que mostrei anteriormente é só vocês montarem o seu cronograma de acordo com suas necessidades. Para montar seu cronograma vocês tem que ter em mente que seu cabelo precisa ser lavado 3x na semana e entre uma etapa e outra do cronograma vocês tem que deixar no mínimo um intervalo de 48hrs. Agora é só montar sua agenda de cronograma aumentando a quantidade da etapa que seu cabelo acusou que precisa no teste anterior.

Obs: Tem muitos cronogramas capilares prontos na internet, caso vocês não queiram fazer o teste de porosidade, vocês podem observar a imagem abaixo e verem em qual tabela seu cabelo se encaixa! 



• O que precisa? Basicamente de shampoo e condicionador normal e uma máscara para cada etapa, ou seja, uma máscara para hidratação, uma máscara para nutrição e uma máscara para reconstrução.

Agora que vocês já sabem direitinho todo o processo do cronograma capilar, vou falar mais detalhadamente sobre cada etapa: hidrataçãonutrição e reconstrução!

Hidratação | Responsável por fazer a reposição hídrica (água) na fibra capilar.

> Extratos vegetais (plantas ou frutos);
– Pantenol;
– Glicerina;
– Aloe Vera;
– Silicones;
– Vitaminas;
– Mel e açúcares;
– Colágeno;
– Proteínas hidrolisadas de milho, arroz, soja ou seda.


Função da hidratação: trazer o efeito de maciez, maleabilidade e suavidade para os cabelos.

Nutrição | Responsável por fazer a reposição lipídica (oleosidade) na fibra capilar. 

> Óleos vegetais (óleo de argan, girassol, macadâmia, monöi, ujon, amêndoas, semente de uva, coco, linhaça, oliva);
– Manteigas vegetais (karité, cupuaçu, murumuru, cacau, abacate);
– Ceramidas;
– Proteínas hidrolisadas;
– Tutano.

Função da nutrição: trazer o efeito de sedosidade e brilho para os cabelos, além de eliminar o frizz e dar peso aos fios.

Reconstrução | Responsável por fazer a reposição de proteína na fibra capilar.

– Queratina;
– Creatina;
– Arginina;
– Cisteína;
– Colágeno;
– Proteína hidrolisada do trigo;
– Aminoácidos.

Função da reconstrução: fechar a cutícula e procura repor parte do córtex perdido dos fios.

E é isso meus amores, isso é tudo que vocês precisam saber sobre o cronograma capilar! Esse mês ainda vai ter um post falando mais sobre meu cabelo, as mudanças, projetos, enfim, muita coisa e também vai ter post falando mais detalhadamente sobre o MEU cronograma.
Beijos ;*

0 comentário em “Cronograma capilar – O que é? Qual a função? Quem pode fazer? Como funciona ? Como fazer? O que precisa?

  1. Muito bom esse post com o cronograma capilar. Fiquei curioso e vou fazer o teste, afinal nem tenho ideia do que meu cabelo mais precisa. Confesso que geralmente compro produtos pelo cheiro srsrs Não me condenem! Tenho certeza que vou aprender muito por aqui.

  2. Simplesmente sensacional! Eu nunca tinha visto uma explicação tão boa sobre cronograma capilar e confesso que você me tirou várias dúvidas. Vou fazer o teste de porosidade o quanto antes. Arrasou com esse post, amei tudo

  3. Oi Katti, tudo bem?

    Esse é um dos posts mais completos sobre o assunto que já vi e simplesmente adorei, pois tinha algumas dúvidas sobre o cronograma capilar que foram tiradas neste post. Anotei as dicas e vou começar o meu cronograma em breve. Amei!

    Beijos!

  4. Olá!
    Apesar de não ser muito chegada nesses cuidados, achei seu post muito bem feito. Minhas amigas adoram esse cronograma, vou repassar pra elas as suas explicações. Se bem que, do jeito que elas são, capaz de já saberem de tudo isso hauahaua' mas não me lembro de elas terem feito testes.
    Beijos!

  5. Cronograma capilar é vida para o cabelo. Adorei seu POST, bem explicado como funciona o cronograma e suas etapas e como identificar o problema do cabelo. Realmente os resultados são maravilhosos quando seguimos direitinho. Abraços

  6. Graças a Deus a genética foi generosa com os meus cabelos! Não tenho MT trabalho com eles, shampoo e condicionador bastam! Rs Apesar disso, reconheço que as tuas dicas são super válidas! Parabéns pelo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *