CRONOGRAMA CAPILAR | O QUE É, QUAIS PRODUTOS USAR E COMO FIZ



o-que-é-cronograma-capilar


Sabemos que os nossos fios exigem cuidados diários para se manterem macios e hidratados. O cronograma capilar nada mais é do que um calendário semanal de cuidados com o seu cabelo. Ele  é composto pela hidratação (repõe a água dos fios), nutrição (repõe os nutrientes/óleos dos fios) e reconstrução (repõe a queratina).

Como alguns de vocês já sabem, uma das minhas metas do mês passado era começar a fazer o cronograma. Em março desse ano, parei de fazer progressiva, pois ela estava detonando o meu cabelo. Além de perder muitos fios, eles ficaram muito ressecados e quebradiços.


Iniciei um tratamento com vitaminas junto ao dermatologista, mas o cabelo também necessita de outros cuidados, como hidratações periódicas. Confesso que sempre tive preguiça de hidratar o cabelo, mas era algo que eu realmente precisava fazer.

O cronograma capilar mais comum é composto de 3 tratamentos semanais, intercalando entre as etapas citadas acima, na seguinte ordem:

como-fazer-cronograma-capilar


Diversos produtos – industrializados e naturais – são utilizados para fazer o cronograma. Dependendo da sua composição, um produto é classificado como produto para hidratar, nutrir ou reconstruir o cabelo. A tabela abaixo pode ajudar bastante na hora de escolher o que você vai usar:

o-que-usar-cronograma-capilar

Assim, você pode montar o seu cronograma com os produtos adequados para cada etapa. Eu montei o meu da seguinte forma:

HIDRATAÇÃO 

– Máscara Cavalo Forte da Haskell
– Máscara Yamasterol
– Máscara Dream Cream da Lola Cosmetics
– Máscara Reparação Total da Novex
– Para potencializar as máscaras: Bepantol líquido, mel ou açúcar

Como fiz: misturei uma máscara + um produto para potencializar (bepantol, mel ou açúcar). Fui alternando entre as 4 máscaras para o cabelo não acostumar. A combinação que mais curti foi a Cavalo Forte + Bepantol líquido.

NUTRIÇÃO

– Azeite extra-virgem

Como fiz: utilizei o azeite extra-virgem para fazer umectação. Apliquei o óleo nos fios do comprimento até as pontas, antes de lavar mesmo. Deixei em torno de 1h e depois lavei com shampoo e condicionador.


RECONSTRUÇÃO

– Queratina líquida da Niely Gold

Como fiz: segui as instruções da embalagem do produto. Lavei o cabelo com shampoo, depois apliquei a queratina líquida e deixei por 10 minutos. Apliquei uma máscara da minha preferência (sem remover a queratina), deixei agir por mais 10 minutos e depois enxaguei somente com água, sem condicionador.

produtos-cronograma-capilar

Produtos que utilizei ao longo do cronograma.

RESULTADO: 1 MÊS DE CRONOGRAMA CAPILAR

Eu fiquei muito feliz com o resultado do cronograma. É claro que não faz milagres – até porque cabelo quebrado não tem como se regenerar, temos apenas que cuidar para que ele cresça mais saudável -, mas meu cabelo ganhou muito brilho, o que foi uma surpresa pra mim.

O aspecto ressecado melhorou bastante. As pontas continuam bem ressecadas, mas o restante do cabelo já melhorou. Em breve vou cortar pelo menos as pontinhas, e aí tenho certeza que a mudança será mais visível.

Irei continuar cuidando dos fios, talvez manter 2x/semana, já que é um pouco complicado ter tempo pra hidratar 3 vezes na semana. 

Resumindo, estou bastante satisfeita e já posso ver uma melhora significativa nos fios.

E você, já fez o cronograma capilar? Me conta nos comentários o que achou desse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *