minhas receitas

Faça Você Mesmo Seu Ovo de Páscoa de Colher

Uma forma muito elegante e mais gostosa para presentear a família e os amigos… ou até para fazer uma renda extra! O recheio pode ser o que preferir: creme de amendoim, ganache de chocolate amargo, creme de nutella, brigadeiro, creme de coco etc

Ingredientes

 3 ovos

  1. 750 g chocolate ao leite
  2. 250 g creme de leite
  3. 395 g leite condensado
  4. 250 g amendoim sem casca e pele, torrado e triturado
  5. 20 g manteiga
  6. materiais:
  7. forma de acetato com silicone formato ovo médio (250g)
  8. bico de confeiteiro formato que gostar
  9. saco de confeitar
  10. termômetro de cozinha

Passo a passo

  1. Para o recheio de amendoim: comece derretendo a manteiga numa panela e então junte o leite condensado e 200 g do amendoim.
  2. Cozinhe até obter ponto de brigadeiro, desligue e então junte 220 gramas creme de leite, mexer bem e quando estiver frio colocar na geladeira.
  3. Para fazer as cascas de ovo de chocolate, eu prefiro utilizar as formas de acetato que vem com um molde de silicone, desta forma a casca fica numa espessura homogênea.
  4. Derreta 400 g de chocolate no micro-ondas cuidando para não queimar (vá fazendo de 30 em 30 segundos e parando para mexer). O chocolate deve chegar a 40 graus.Foto do passo 4 da receita de Ovos de Páscoa de Colher (recheio creme de amendoim)
  5. Quando ele estiver derretido junte 200 g de chocolate cortado em pedaços pequenos e mexa com firmeza, desta forma você irá baixar a temperatura do chocolate.
  6. Este processo se chama temperagem e o chocolate ao leite deve chegar a 30 graus para que fique firme, por isso vá mexendo até que ele atinja a temperatura. Ele fica numa textura espessa e então estará pronto para trabalhar.
  7. Coloque o chocolate nas formas, espalhe pelas bordas, então coloque o silicone e aperte com a outra parte da forma.
  8. Coloque na geladeira e quando estiver fosco, pode retirar do acetato.Foto do passo 8 da receita de Ovos de Páscoa de Colher (recheio creme de amendoim)
  9. O recheio precisa estar bem frio para ser colocado no chocolate, Preencha até quase a borda.Foto do passo 9 da receita de Ovos de Páscoa de Colher (recheio creme de amendoim)
  10. Faça uma ganache com 150g de chocolate, 30 g de creme de leite, ele deve ficar uma ganache firme para poder usar o bico de confeitar.
  11. Coloque no saco de confeiteiro já com bico e então vá cobrindo o recheio até cobrir tudo. Essa ganache protege o recheio e faz com que a validade seja maior.Foto do passo 11 da receita de Ovos de Páscoa de Colher (recheio creme de amendoim)
  12. Finalize com um pouco de amendoim ou como preferir. Coloque numa caixa específica para ovos de colher e finalize com um laço.Foto do passo 12 da receita de Ovos de Páscoa de Colher (recheio creme de amendoim)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *